Multa por não usar cinto de segurança

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Multa por não usar cinto de segurança

cinto-de-seguranca

Art. 167 do CTB – Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.

O cinto de segurança é um dispositivo simples para à segurança do condutor e dos passageiros dentro do veículo. Seu uso no banco traseiro é tão importante quanto no banco dianteiro. Em situações de colisão ou freadas bruscas, ele impede que seu corpo se choque com o painel, pára-brisas ou contra as partes rígidas do veículo, ou mesmo que seja arremessado para fora do carro.

O uso do cinto de segurança é obrigatório por lei desde 1997, O uso do cinto de segurança é uma forma de garantir a vida. Ao entrar no veículo, não deixe de colocá-lo e peça para que todos os passageiros usem também.

Multa sem Cinto de Segurança: Valor, Pontuação

Além de ser considerada uma infração grave, o valor da multa sem cinto é de R$ 127,69 por passageiro sem o cinto de segurança, e retenção do veículo até a colocação do cinto de segurança pelos passageiros. Além da perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O uso do cinto é obrigatório não só nas estradas como também dentro de todas as cidades brasileiras e para todos os ocupantes do veículo. A exceção fica por conta dos ônibus, em percursos em que seja permitido viajar em pé.


Recurso de Multa NÃO usar cinto de segurança

Para não perder a CNH e não pagar multas consideradas abusivas, você pode optar por realizar o recurso administrativo, é uma opção que poderá te ajudar a se livrar de multas abusivas.

Essa  pratica é uma solução legal a qual todos os motoristas tem direito, e de certa forma o dever de realizar, caso não concordem com a multa e a punição aplicada.

Usar Cinto de Segurança Corretamente

O ideal são os cintos de três pontos; atualmente todos os carros vêm com esse modelo de cinto.  Quando o veículo estiver em movimento, mantenha o banco de forma que o cinto de segurança fique sobre o ombro e nunca perto da face ou pescoço. No caso do cinto abdominal (dos carros antigos), este deve estar acomodado sobre a região pélvica, com folga de aproximadamente 3 cm. Outro cuidado é verificar se o cinto está torcido e estendê-lo para fixar ao clipe.