Multa por não portar documento do veículo CRLV

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Multa por não portar documento do veículo CRLV

campos_CRLV.jpg

Art. 232 do CTB – Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:

Infração – leve;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo até a apresentação do documento.

O número de pessoas habilitadas que dirigem sem portar os documentos obrigatórios cresce a cada ano, às vezes por simples esquecimento.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os documentos com porte obrigatório, quando o condutor estiver dirigindo dentro do Estado, são: PPD (Permissão para dirigir) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válidas e CLA (Certificado de Licenciamento Anual) ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em dia.

Já para aqueles que estiverem dirigindo fora do Estado, a lista de documentos é maior. Além dos citados acima, o motorista deverá portar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) quitado e o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre) em ordem.

Valor da Multa e Pontuação por não portar o documento do veículo

A infração para quem é flagrado dirigindo sem os documentos do veiculo é considerada leve, com multa de R$ 53,20, mais 3 pontos na CNH além da retenção do veiculo até a apresentação do documento.

Recurso de multa por não portar CRLV

Fique atento aos seus direitos e não corra o risco de perder a sua CNH, para não pagar multas consideradas ”abusivas”, muitas pessoas optam por recorrer ao recurso administrativo para se livrar da penalidade.

E essa é uma pratica legal a qual todos os motoristas tem direito, e de certa forma tem o dever de realizar, caso não concordem com a multa e a punição aplicada.

Cópia do CLA ou CRLV

O condutor poderá circular portando uma cópia do documento do veículo (CLA ou CRLV), desde que sejam copiadas e autenticadas pelas repartições de trânsito. Somente o DETRAN ou as Ciretrans estão autorizados a fornecer cópias desses documentos. Porém, consta do CTB que é proibido transitar com cópia autenticada da PPD ou CNH. Esse documento, ao contrário do CRLV ou CLA, precisa ser obrigatoriamente original.

Dica para os motoristas

Fica a dica para os motoristas: Sempre que for sair com o veículo, além de verificar a condição do automóvel, equipamentos e combustível, é fundamental dar uma checada em toda a documentação. Essas simples atitudes servem para que o condutor não seja pego de surpresa por um agente de trânsito e leve uma multa desnecessária.