Multa por Dirigir Embriagado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Multa por Dirigir Embriagado

dirigir embriagado

Art. 165 do CTB.  Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:

      Infração – gravíssima;

     Penalidade – Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.

     Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – do Código de Trânsito Brasileiro.

     Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.

     Dirigir bêbado é crime em quase todos os países do mundo, e no Brasil isso não é diferente, pois a direção sob o efeito de álcool é a que mais ocasiona acidentes e mortes no transito. E os motoristas que costumam abusar estão com os dias contados, pelo menos no que depender das mudanças no Código Brasileiro de Trânsito, que entraram em vigor no final de 2014. Com as alterações, vão aumentar o risco de prisão e o valor das multas para os infratores.

     As conseqüências para que é pego dirigindo embriagado ou sob influência de entorpecentes, se divide em duas esferas: criminal e administrativa.

Valor da Multa e Penalidades para quem dirige bêbado

Na administrativa o motorista acarretará com uma multa gravíssima de R$ 1.915,40 (10 vezes o valor de uma multa gravíssima), de 7 pontos na carteira, além da suspensão da CNH por 12 meses, e terá que realizar um curso de reciclagem em uma auto-escola.

Já na esfera criminal, o condutor flagrado dirigindo embriagado, pode ser autuado e preso se o policial constatar por bafômetro, exame médico, ou por provas testemunhais (bafo etílico, andar cambaleante etc.), que o mesmo tenha ingerido mais de 0,30mg/l de álcool; com detenção de seis meses a três anos.


Recurso de Multa por dirigir alcoolizado

Para não perder a CNH e não pagar multas consideradas abusivas, você pode optar por realizar o recurso administrativo, é uma opção que poderá te ajudar a se livrar de multas abusivas.

Essa  pratica é uma solução legal a qual todos os motoristas tem direito, e de certa forma o dever de realizar, caso não concordem com a multa e a punição aplicada.

Lei Seca no Brasil

No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes; e atualmente a adoção da “Lei Seca” pelos Estados, ajudou diminuir as mortes nas estradas em cerca de 40%, e com penas mais rigorosas também, pois quem causar acidente com lesão corporal grave, ou que resultar em morte, responderá por homicídio, que antes era considerado um crime culposo (sem intenção de matar) passando a ser um crime doloso (onde se assume o risco de matar).