Multa Por Andar Na Faixa De Ônibus

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Multa Por Andar Na Faixa De Ônibus

Faixa exclusiva para ônibus na avenida Dsembargador Santos Neves
Art. 184 do CTB – Transitar com o veículo:

 

I – na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita:

Infração – leve;

Penalidade – multa;

II – na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo:

Infração – grave;

Penalidade – multa.

III – na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa e apreensão do veículo;

Medida Administrativa – remoção do veículo.

A faixa única para ônibus que foram implantadas no país, normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h30. Nesse período, o motorista de veículo particular que for flagrado no trecho de 2.900 metros, será autuado pelos agentes de trânsito e levará uma multa por andar na faixa de ônibus.

O objetivo da implantação dessa faixa exclusiva para o tráfego de ônibus é facilitar o fluxo de transporte coletivo no trecho da avenida que, em horários de pico, tem congestionamento.

No primeiro dia de implantação do sistema, houveram algumas confusões por parte tanto dos condutores de carros particulares quanto dos motoristas de ônibus. As placas de sinalização estavam cobertas com plástico preto e só começaram a ser descobertas duas horas e meia após o início do período determinado pela manhã.

Multa Por Andar Na Faixa De Onibus

Hoje em dia, a aplicação de multas tem aumentado devido ao grande feito dos agentes de trânsito, que estão fechando o cerco cada vez mais para pegar os infratores. Muitos acabam utilizando a faixa exclusiva para ônibus no horário errado, somente para fugir do trânsito formado, e isso pode lhe render uma multa e pontos na carteira.

A faixa exclusiva para ônibus não é algo muito novo no país, mas que a cada dia tem facilitado a vida, tanto dos motoristas de ônibus, como dos passageiros, e também dos motoristas, que não precisam “competir” espaço das faixas na avenida, diminuindo consequentemente o trânsito do local, vendo que um ônibus ocupa bem mais espaço que um carro comum.

Os motoristas de carros particulares que circularem na nova faixa exclusiva de ônibus, estarão sujeitos a uma multa de R$ 53,20, o que é considerado uma pena leve, e a inclusão de cinco pontos na carteira de habilitação.

A aplicação da multa, cujo valor é determinado pelo Art. 184 do CBT (Código Brasileiro de Trânsito), começa a ser feita 15 dias após a implantação do novo sistema, que teve início no dia 11 de agosto de 2014.

Recurso de Multa por Andar na Faixa de Ônibus

Fique atento aos seus direitos e não corra o risco de perder a sua CNH, para não pagar multas consideradas ”abusivas”, muitas pessoas optam por recorrer ao recurso administrativo para se livrar da penalidade.

E essa é uma pratica legal a qual todos os motoristas tem direito, e de certa forma tem o dever de realizar, caso não concordem com a multa e a punição aplicada.